Estrutura Geologiaca do Brasil

Picture
     O Brasil apresenta uma estrutura geológica antiga (rochas antigas) , que datam da era geológica pré – cambriana.Esse fato confere ao país uma grande riqueza mineralógica (minerais metálicos – Ferro , Manganês ) , já que essas rochas de origem cristalina são impregnadas desses minerais.Podemos citar províncias de minerais com grandes reservas , como é o caso de Carajás , no Sul do Pará e o Quadrilátero ferrífero em Minas Gerais , sem falar no Maciço do urucum na região Centro – Oeste.
       Falta ao país então aproveitar melhor , e bem esses recursos , desenvolvendo e qualificando mais a tecnologia industrial , bem como , agregar valor às mercadorias e conquistar novos mercados.
      Com toda essas característica geológica , ainda de vantagem , leva a oportunidade , de por ter estrutura geológica antiga e estável , estar livre de terremotos e vulcanismo em todo o território , fato esse que despreoculpa o país de possíveis catástrofes geológicas . Isolados tremores de terra já aconteceram no país , sendo explicadas pelos geólogos , como sendo acomodações subterrâneas por infiltrações de água no subsolo .Apenas um tremor preocupante , o que ocorreu no Sudeste , com especulações tectônicas marinhas , mas que não teve maiores conseqüências , como os que ocorrem no Japão , México , e países andinos.
     Sendo portanto o Brasil , beneficiado pela natureza interna (subsolo) e pela natureza externa (grande diversidade vegetal e clima favorável) , faltando tão somente a natureza (antrópica-dos homens) favorecerem a riqueza eo desenvolvimento do pais.